A Kolping

A Comunidade Kolping de Embu das Artes é uma associação sem fins lucrativos, de caráter privado e natureza filantrópica e beneficente, fundada em 17 de abril de 1982, atuando prioritariamente no âmbito da assistência social, podendo ainda atuar nas áreas da saúde, educação, esporte e cultura.

A CK Embu é um movimento social, popular e católico a serviço do trabalhador e sua família.

Lema:

Religião e Igreja; Trabalho e Profissão; Recreação e Cultura; Família e Comunidade; Sociedade e Política

Presença

62 países; 5 continentes No Brasil, está presente em: 17 Estados e Distrito Federal; 180 Comunidades Kolping no Brasil

Fundamentos

Toda ação da OKE-SP recebe inspiração e força de três fontes; A Pessoa e o Evangelho de Jesus Cristo; A Doutrina Social da Igreja; A Vida e Obra de seu fundador Adolfo Kolping

Missão

Transformar as realidades sociais no exercício da cidadania através do desenvolvimento, profissional, ambiental, cultural, religioso e comunitário.

Visão

Construir uma sociedade evangelizada em que todos tenham oportunidades de auto realização e uma vida digna.

Valores

Fé em Cristo; Solidariedade; Honestidade; Responsabilidade; Qualidade.

História

6 de maio de 1849

A Obra Kolping foi oficialmente fundada no dia 6 de maio de 1849 em Colônia, Alemanha, pelo Pe. Adolfo Kolping com apenas sete jovens, inicialmente chamada “Associação de Jovens Aprendizes”.

1 de janeiro de 1865

A partir daí o movimento foi se expandindo pela Alemanha e, posteriormente, por todo o mundo, de forma que assim que seu fundador morreu (1865), já existiam 418 associações com 24 mil membros.

4 de junho de 1919

Logo após o término da Primeira Guerra Mundial, imigrantes oriundos da Europa, em sua maioria jovem, que na pátria não conseguiam trabalho, trouxeram o ideal Kolping para a América Latina.

9 de maio de 1923

Em Buenos Aires, Argentina, no dia 9 de maio de 1923 formou-se o primeiro grupo que se orientou no ideal de Adolfo Kolping.

22 de junho de 1923

Em São Paulo, no dia 22 de junho de 1923 formou-se a primeira Comunidade Kolping do Brasil, chamada Associação Católica Kolping, que em 2008 completou 85 anos.

1 de janeiro de 1940

Surgiram no Rio de Janeiro (1924), Itapiranga (1931) em ocasião da visita do Secretário Geral Nattermann da Obra Kolping Internacional em Santa Catarina e em Curitiba, no Estado do Paraná, antes da Segunda Guerra Mundial (princípio dos anos 40).

1 de janeiro de 1968

Estimulada pelo Concílio Vaticano II, pela Encíclica “Populorum Progressio” e por meio de experiências colhidas em encontros com países do Terceiro Mundo, a Obra Kolping decidiu, em sua 23ª Assembleia Geral Internacional do ano de 1968 em Salzburg na Áustria, dar um passo que equivale a uma resolução inédita.

1 de janeiro de 1968

Optou-se para que o esforço comum de todas as Comunidades Kolping para o Terceiro Mundo fosse direcionado para um País: Brasil, e para um Setor: Profissionalização. Este projeto recebeu o nome de “AÇÃO BRASIL”.

Fundação Comunidade Kolping de Embu

A Comunidade Kolping de Embu foi oficialmente fundada no dia 17 de abril de 1982 no salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, pelo Padre Luiz Antônio com apenas um pequeno grupo de moradores local.

Doação da área para construção

Em 1985 a prefeitura do município de Embu cedeu em regime de comodato por vinte anos uma área de 645,53 m² localizada na Rua Santo Antônio Nº. 89, Vila Maria Auxiliadora.

A Construção da Sede

Em 1987 inicia a construção da sede própria, que foi erguida em regime de mutirão com o auxilia financeiro da obra Kolping do Brasil e da Alemanha.

A Nova Casa Kolping Embu

No ano de 1989 ocorre a transferência para a sede própria. O atendimento da creche começa com 80 crianças de 2 a 6 anos. Um ano mais tarde inicia os trabalhos com o Berçário de 4 meses a dois anos.

Em abril de 1995 a instituição recebe de doação do “Pro Vida” uma kombi 0 Km.

A Segunda Unidade

Em 25 de fevereiro de 1999 a Comunidade Kolping de Embu, abre uma segunda unidade no Bairro da Ressaca para atender 40 crianças de 2 a 5 anos em regime de creche.

Reconhecimento

Em 1999 Comunidade Kolping de Embu se torna referência no atendimento de berçário no município.

Programa de Segurança Alimentar

Em 2004 faz parceria com o Governo Estadual e Municipal para o Programa de Segurança Alimentar, em que atende a população em estado de insegurança alimentar nos programas de “Viva leite” e “banco de alimento”.

Ampliação da Sede

No final do ano de 2013 a diretoria da instituição inicia a ampliação e adequação da área construída, chegando ao atendimento integral de 240 crianças. Projeto este com um trabalho em conjunto dos associados, pais e comunidade.

A Terceira Unidade
A Comunidade Kolping de Embu é convidada pela prefeitura local a assumir a creche Maria Das Graças localizada no bairro Vista Alegre inaugurada em 26 de setembro de 2016 para atender 120 crianças.

Capacidade Máxima
Em 2019 a comunidade Kolping passa a atender um total de 696 crianças de 6 meses a 3 anos em regime de creche em suas três unidades.

Histórico da Instituição

A Comunidade Kolping de Embu foi fundada no dia 17 de abril de 1982, no salão Paroquial da Igreja Matriz com o objetivo de criar na região um trabalho voltado para crianças e adolescentes. Assim dá-se início a uma creche para crianças de 2 a 6 anos. 

Em 1985 a prefeitura do município de Embu cedeu por 20 anos uma área de 645,53 m² na qual foi construída a sede da entidade, com a ajuda da Obra Kolping do Brasil e da Alemanha. No ano de 1989 ocorre a transferência da creche para sua sede própria na Rua Santo Antônio Nº. 89. 

Um ano mais tarde inicia os trabalhos com o Berçário para 20 crianças. Em fevereiro de 1999 a Comunidade Kolping de Embu, abre uma segunda creche no Bairro da Ressaca para 40 crianças.  Em 26 de setembro de 2016 a instituição em parceria com a prefeitura local inaugurada a creche Maria Das Graças localizada no bairro Vista Alegre para atender 120 crianças.

A comunidade Kolping de Embu traz no bojo da sua história a preocupação no atendimento da criança em creche, pois entende que assim está auxiliando as famílias que necessitam garantir a segurança das crianças para trabalhar com tranquilidade sabendo que seus filhos estão sendo atendidos em um lugar seguro, recebendo alimentação de qualidade e sendo estimulados em seu desenvolvimento.

Apesar das dificuldades enfrentadas, devido às crises econômica, moral e ética existentes em nosso país, a Comunidade Kolping Embu sempre buscou forças para atingir seus objetivos, atendendo a população em estado de vulnerabilidade social possibilitando o desenvolvimento da comunidade local.

Com o apoio da comunidade, a instituição sempre se preocupou em dar um atendimento de qualidade, observando as necessidades da população e de forma planejada traçou a ampliação de seus trabalhos.

Atualmente a Comunidade Kolping de Embu conta com duas unidades atendendo a 306 crianças de segunda a sexta.

ADOLFO KOLPING

Adolfo Kolping nasceu em 1813, numa cidadezinha chamada Kerpen, na Alemanha, Kolping aprendeu o ofício de sapateiro. Mesmo vivendo em um ambiente muito pobre, buscou incansavelmente o conhecimento. 

Algo faltava para Adolfo Kolping, que sentia um vazio imenso por dentro ao ver tanta miséria e desigualdade social. Foi quando, após o falecimento de sua mãe, o amor de Kolping a Deus falou mais alto. Ele resolveu tornar-se padre e dedicar sua vida a ajudar o próximo.

Aos 32 anos, Adolfo Kolping foi ordenado sacerdote e já sabia exatamente qual era a sua missão de vida. Três anos depois, com 35 anos, uniu-se a um pequeno grupo de jovens, a Associação dos Artífices, que se tornaria depois a Obra Kolping. Kolping foi um homem exemplar.

Empreendedor, convicto, mas de bondade e generosidade sem limites. No pequeno grupo de jovens operários, lutou sempre pela melhoria das condições sociais e pela recristianização das famílias. Adolfo Kolping faleceu aos 52 anos.

Em 1991, foi beatificado pelo Papa João Paulo II. No seu processo de beatificação constam inúmeras graças alcançadas por sua intercessão. A persistência do Beato Kolping em ajudar o próximo era tamanha, que sua obra cresceu de maneira espantosa. Deus realmente estava e está ao seu lado. 

Hoje, ela é uma instituição reconhecida mundialmente, e possui projetos de formação nas áreas: religiosa, de profissionalização e geração de renda, social, familiar, educacional, cultural, recreativa, esportiva, turismo e de meio ambiente.

Diretoria Vigente 2024

Presidente – Maria Augusta

Vice-presidente – Rosangela Pereira

1° Secretaria – Ednalva Aprigio

2º Secretaria – Simone Muniz

1º Tesouraria – Rosa Elizabeth

2º Tesouraria – Susana Domingues

1º Diretor Da Juventude – Renan De Paula

2º Diretor Da Juventude – Elisangela Vicencia

Assistentes Religiosos

Andreia Vieira

Josuel Gouveia

Conselho Fiscal

Dielli Cristine

Thamillys Cristina

Mayara Santos

Documentações

Projeto Político Pedagógico 2024

Termo de Parceria 2023

Certidão Negativa de Débitos Estaduais

Certidão Negativa de Débitos Federais

Certificado de Regularidade do FGTS

Débitos Tributários